Notícias da Freguesia

(Aqui pode consultar as ultimas notícias)

 

Paginas: 5 - 4 - 3 - 2 - 1

Publicar no Facebook

17/03/2017

Santa Valha-Faleceu a Senhora Helena.

Desta vez, foi a Senhora Helena da Mota ou Helena Teixeira como também era conhecida entre nós que vimos hoje partir - dia 17, sexta-feira - para o novo mundo, lugar esse, que tem um cantinho guardado, sem exceção, para todos nós.

Foi de madruga no Porto, local onde ultimamente e regularmente residia com seus filhos. Tinha 82 anos de idade e a doença do foro cardíaco não lhe concedeu viver mais.

O funeral está marcado para amanhã, sábado, por volta das 17h e 30m.

A Senhora Helena do “Comércio”, como antigamente era vulgarmente conhecida, foi casada com António Teixeira, falecido há já bastantes anos. Foi sempre ao longo da sua vida uma pessoa de grande generosidade. Mulher sábia, influente no meio comunitário, trabalhadora, de reconhecida idoneidade e sempre pronta para ajudar os mais pobres e necessitados, ou seja: foi sempre uma pessoa de quem toda a gente gostava.

Ao longo também da sua vida colaborou e trabalhou sempre graciosamente para a comunidade, quer na Comissão Paroquial, quer em diversos peditórios de interesse local e social. Foi ainda fundadora e impulsionadora do Grupo de Cantares “Memórias de Santa Valha”.

Recorde-se ainda, que a Senhora Helena, contribuiu com as suas memórias e o seu baú de recordações para o enriquecimento do nosso Site.

Da minha/nossa parte, um bem-haja Dona Helena.

O Site, Administrador e colaboradores, associam-se a esta triste dor e apresentam à família as mais sentidas condolências.

O Administrador,

Carlos Vieira.

 

 

10/03/2017

Santa Valha – Mais um filho que partiu:

Desta vez, foi António José Mofreita Araújo que Santa Valha, familiares e amigos, viu partir prematura e definitivamente para junto de Deus. Foi com muita consternação, desgosto e pesar que a comunidade Santavalhense soube desta enorme triste notícia.

O “Tozé”, como era conhecido junto da nossa comunidade, filho da terra de que toda a gente gostava, residia há muitos anos com a esposa e os dois filhos nos Estados Unidos (Nova Iorque), local onde faleceu, mas visitava a família e aldeia com regularidade.

Tinha 46 anos, faleceu dia 10, sexta-feira. Tendo em conta que o funeral se realiza nos EUA e o corpo não será transladado para Portugal, vão acontecer duas missas na nossa aldeia, para que a comunidade lhe possa prestar a última homenagem, assim:

Dia 13, segunda-feira, missa por volta das 18 horas.

Dia 18, sábado, missa de sétimo dia por volta das 17 horas.

O Tozé vai deixar-nos sem dúvida alguma, inúmeras saudades, já que gostava e vivia a nossa e sua aldeia como ninguém. Tinha sempre um sorriso alegre e amigo no rosto para com todos quando nos visitava, assim como estava sempre atento às notícias da freguesia.

O Site, Administrador e Colaboradores associam-se e esta enorme dor e apresentam à família as mais sentidas condolências.

 

01/03/2017

Site comemora aniversário.

Foi no dia 01 de Março de 2008 que nasceu esta - segunda - versão do Site da nossa Freguesia, portanto, faz hoje anos, apaga 9 velas e está de parabéns.

O contador registo de visitas com a bonita soma de mais de 85800 continua a dar-me ânimo e a dizer-me para continuar a divulgar e promover o que de bom e importante tem a nossa freguesia, que em tempos remotos se começou por chamar de “Santaala”, abreviado Santala, não esquecendo todavia a beleza do património natural e cultural, e ainda, e sobretudo, a riqueza das suas gentes com as suas tradições e costumes.

De igual modo, a importância de dar a conhecer aos que estão ausentes, as coisas mais importantes que se têm passado na nossa freguesia no espaço “Bloco de Notícias Breves” da página principal do Site.

Ontem, tal como é hoje e provavelmente amanhã, é o que irei continuar a fazer, é claro, se continuar a ter a preciosa ajuda de todos os colaboradores, pois, sem esse apoio, a tarefa não teria e terá no futuro certamente tanto êxito, não esquecendo, de igual forma, a nossa página no portal do “Facebook”, também de valor acrescido.

Aproveito para prestar aqui uma homenagem às pessoas que já desapareceram do nosso convívio e que contribuíram com o seu baú de memórias e recordações para este sucesso que é de todos.

Mais uma vez deixo aqui um abraço e um bem-haja a todos, com particularidade para os que me têm directamente ajudado neste trabalho. Obrigado.

O Administrador, Carlos Vieira.

Novidade no Site para assinalar esta data comemorativa:

Link Fotos (Fotos antigas): Foi colocada a Galeria 9 com álbum de fotos antigas para recordar.

 

20/02/2017

Capela de São Miguel com portas novas.

A Comissão de Festas em honra de São Caetano, presidida por Eduardo Quintela, tal como havia prometido, cumpriu a promessa.

Foram esta semana restauradas as duas velhinhas portas de madeira da entrada da Capela de São Miguel, também conhecida por muitos por São Caetano, ou seja, a da entrada principal e a da sacristia.

De toda a estrutura de madeira da antiga porta principal de duas folhas já bastante estragada pelo tempo, só as (seis iniciais) quatro almofadas e os aros que as envolvem é que são totalmente novos. Quanto à mais pequena de uma só folha, a da entrada da sacristia, trata-se agora de uma porta quase totalmente nova, tendo unicamente sido aplicadas duas almofadas restauradas da antiga porta principal. Todo o resto manteve-se, para não vir a desvirtuar a nobreza da fachada que a capela sempre conservou desde 1697.

Recorde-se, que há cerca de dois anos atrás, pela calada da noite, foi arrombada e vandalizada uma das folhas (parte) da porta principal, tendo sido destruída uma das duas almofadas inferiores e arrombado e esvaziado o pequeno cofre de esmolas.

Parabéns à Comissão de Festas por esta brilhante iniciativa que ficou realmente bem restaurada e bonita. De igual modo, a quem eventualmente tenha contribuído com donativos pessoais para que o restauro tivesse acontecido, ajudando em muito a Comissão de Festas.

Resta agora a necessária e urgente intervenção na parte do telhado, que tem estado a deixar entrar humidades para o interior, particularmente junto ao altar-mor, onde já se pode observar alguns prejuízos.

06/02/2017

Pardelinha  Falecimento:

Faleceu, ontem, domingo, dia 5, Adelina Bruno de 87 anos de idade. A senhora Adelina vivia em Bragança há cerca de uma década na companhia de uma sobrinha, estando ultimamente internada num lar de solidariedade social.

O funeral será na sua terra,Pardelinha, e está marcado para amanhã, terça-feira por volta das 14h e 30m.

O Site, Administrador e Colaboradores, apresentam à família enlutada as sentidas condolências.

19/01/2017

Gorgoço - Comunidade mais pobre:

A comunidade de Gorgoço está mais pobre a partir do dia 19, quinta-feira. Faleceu Margarida Barreira, viúva, casada com Aniceto Bouça, já falecido há bastantes anos. A senhora Margarida de 86 anos de idade era mãe do falecido Fernando, e de Virgínia e Paulo Barreira Bouça.
O funeral irá realizar-se dia 20, por volta das 15h e 30m horas.

A Site, Administrador e Colaboradores apresentam à família em luto as mais sentidas condolências.
 

15/01/2017

Pardelinha - Festa em Honra do Padroeiro:


Deixamos aqui o cartáz da festa em honra do Padroeiro, Santo Antão.

À semelhança do ano anterior, a festa deste ano vai ser no dia de sábado, para que os conterrâneos e amigos convidados que se encontram fora da aldeia possam fazer sossegadamente as suas viagens de regresso.

O Site, Administrador e Colaboradores desejam à Comunidade Pardelinhense um dia de festa bem passado. 

CARTÁZ AQUI

Freguesia de Santa Valha - Boas Festas:

Em meu nome pessoal, da Junta de Freguesia e dos Colaboradores deste Site, desejo a todos os Santavalhenses e restantes amigos, um Santo e Feliz Natal e que 2017 vos traga tudo que desejarem.

Carlos Vieira

07/12/2016

Santa Valha – Casa Mortuária:

Tiveram início no passado mês de Novembro as obras de construção da futura Casa Mortuária, reabilitação de todo o espaço envolvente e alargamento da curva da estrada com passeio para peões. Estas obras edificação estão a ser feitas na antiga casa de lavoura da família “João Contins “ mesmo em frente ao jardim das Alminhas, espaço adquirido pelo nosso Município destinado esse fim no âmbito do Plano de Actividades da Junta de Freguesia.

12/10/2016

Freguesia: Junta com novo Presidente:

Devido ao pedido de demissão de Miguel Neves de membro e presidente  do executivo da Junta de Freguesia, pedido esse dirigido por escrito ao presidente do órgão deliberativo da Assembleia de Freguesia, datado do passado dia 01 deste mês de Outubro, Carlos Vieira, que exercia as funções de Secretário, em Reunião Extraordinária de Assembleia do passado sábado, dia 8,  foi nomeado novo presidente da Junta. Também e em cumprimento da Lei e do Regimento de Freguesia, na mesma reunião e por votação, Micael Santos, que exercia as funções de vogal na Assembleia, vai ocupar o lugar de Secretário da Junta.

Recorde-se, que Miguel Neves foi eleito presidente da Junta em Outubro de 2013, funções que iriam terminar em Outubro do próximo ano, data das novas eleições autárquicas em todo o país.

 

10/10/2016

Obras da Junta de Freguesia:

Santa Valha – Depois do alargamento do início da rua da Fontela no bairro dos Ciprestes que veio melhorar substancialmente a visibilidade da entrada e saída de viaturas e peões que se deu em Agosto passado, também a rua dos Olharigos, que liga os bairros do Sobreiró e Ciprestes, sofreu novo e importante melhoramento com substituição do antigo piso por calcetamento em paralelo de granito, alargamento da curva da poça e canalização das águas pluviais e rega, trabalhos concluídos no passado mês de Setembro. Ainda em finais de Setembro passado, foram iniciados e concluídos os trabalhos de nivelação e substituição do piso de toda a Travessa da Rua das Escolas por calcetamento em paralelo de granito, vindo a tornar esse espaço de travessia melhor requalificado.

Neste mês de Outubro, vai ser iniciada a construção da Capela Mortuária e requalificação de todo o espaço envolvente, com particularidade para o alargamento da curva da estrada e construção de passeio para peões. O local, que foi uma antiga casa de habitação e lavoura foi adquirido a Alexandrina Leite Contins. 

Pardelinha: Foi concluído no passado mês de Setembro o trabalho de colocação de piso betuminoso na rua que liga a Capela à rua da Veiga. Também um pequeno alargamento no fundo da rua da Veiga junto ao cemitério.

Gorgoço: Foram concluídas no passado mês de Setembro as obras de requalificação da travessa da rua da Fraga vindo a melhorar substancialmente o espaço público de travessia para peões.

 

04/09/2016

Santa Valha - Falecimento:

Faleceu, hoje (domingo), dia 4, Alcina Anjos Marques com 94 anos de idade. A senhora Alcina foi casada com Agostinho Fernandes e era mãe de Agostinho e Odília, e ainda sogra de Rui Neves (café do Rui).

O funeral irá realizar-se, amanhã, segunda-feira por volta das 17:30h.

O Site, Administrador e Colaboradores, associam-se a esta sentida dor e aproveitam a oportunidade para apresentar à família enlutada as respeitosas condolências.

08/07/2016

Santa Valha mais pobre – Falecimentos.

*Faleceu ontem, quinta-feira, dia 7, ao fim da tarde,  Cândida Joaquina Pereira com 82 anos. A senhora Cândida residia no bairro dos Ciprestes e era mãe de Mário António Neves, para muitos amigos e conhecidos, o “Mário António da Farmácia”. Nada previa que este falecimento repentino e súbito viesse a acontecer desta forma, não obstante estar doente há algumas semanas.

O funeral vai acontecer hoje, sexta-feira, por volta das 19 horas.

Recordamos aqui, que a senhora Cândida, foi uma excelente colaboradora para muitas memórias escritas e publicadas no nosso Site sobre vários assuntos culturais, usos e costumes e outros que se passaram outrora na nossa aldeia e que vieram a enriquecer todo o seu vasto património. O nosso último agradecimento à Senhora Cândida pela forma solícita e simpática que sempre nos recebeu para nos contar todas essas coisas.

O Site, Administrador e restantes colaboradores apresentam à família enlutada, na pessoa de seu filho, os nossos mais reconhecidos pêsames.

 

*Faleceu também ontem, dia 7,  Fernando Alves com 80 anos de idade vítima de doença prolongada. O senhor Fernando, também conhecido por “Fernando Feijão” residia no bairro da Igreja, estava casado com Aida Morais e era pai de Tozé e Filomena.

O acto fúnebre está marcado para amanhã, sábado, por volta das 19 horas.

O Site Administrador e Colaboradores apresentam à família enlutada as mais sentidas condolências.

 

 

06/06/2016

Santa Valha – Festa popular de Stº. António.

A Comissão de Festas vai organizar no próximo dia 12, domingo, com início por volta das 14 horas, a festa em honra do Santo popular Stº. António.

No cartaz costa o seguinte:

14 h : Aparelhagem de Som e Música “ Rascalho”;

15 h : Grupo de Cantares de Santa Valha;

16 h : Rancho Folclórico de Santa Valha;

17 h : Lanche Convívio (com sardinhas e carne assada);

22 h : Conjunto Musical “ 3ª. Geração “.

Valor da inscrição: 7 Sardinhas.

06/06/2016

Santa Valha – Falecimento

Faleceu no passado sábado, dia 4, Fátima Cardoso Fontoura  com 71 de idade. Para os mais esquecidos, a senhora Fátima era filha da também já falecida senhora Claudina (Ribeiro) e residia no fundo do bairro do Sobreiro.

Atendendo ao atraso no levantamento do corpo no Hospital de Chaves, tudo leva a querer que o acto fúnebre se venha a realizar só terça-feira, dia 7, ao início da tarde.

O Site, Administrador e Colaboradores apresentam à família enlutadas as sentidas condolências.

 

30/05/2016

Clube de Caça e Pesca - Reunião de Assembleia-Geral:

Pede-nos a Direcção do Clube de Caça e Pesca para divulgar a Convocatória da Reunião de  Assembleia-Geral Ordinária que se vai realizar no próximo dia 5 de Junho, domingo.

*Clique aqui para ler a Convocatória

30/05/2016




Rancho Folclórico - Saídas Programadas:

Deixamos aqui as saídas já programadas ou agendadas do Rancho Folclórico de Stª. Valha:

Junho: dia 5 Ferreiros (Braga); dia 25, Valpaços - Julho: dia 16 Vidago (Chaves);  dia 23 Cabeça Santa (Penafiel); Agosto: dia 7 Ponte de Vagos (Aveiro), dia 19 Agordela (Valpaços); Setembro: dia 17 Torres Vedras   -----   Mafamude ( Vila Nova de Gaia) saída a programar oportunamente

20/04/2016

Pardelinha – Mais um óbito na comunidade:

Faleceu hoje de noite, quinta-feira, dia 21, vítima de doença prolongada, Adélia dos Anjos Rolo Fontoura nascida a 10/02/1938, portanto com 78  anos de idade. A senhora Adélia, no estado de viúva havia alguns anos, era mãe de Ercília, Serafim, Amândio, Saúl, entre outros filhos.

O funeral está marcado para amanhã, sexta-feira, por volta das 16 horas.

O Site, Administrador e Colaboradores, associam-se à família nesta triste e sofredora dor e apresentam à família enlutada as mais sentidas condolências.

 

19/04/2016

Santa Valha – 01 de Maio Aniversário do Rancho:

Para comemorar os 14 anos de vida, o Rancho Folclórico de Santa Valha vai, à semelhança dos anos anteriores, presentear os Santalhavenses e outros amigos com uma tarde de folclore, o seu VIII Festival de Folclore.

Saudações etnográficas e que seja um verdadeiro dia de festa é o desejo do Site, Administrador e Colaboradores.

Veja aqui  o Cartaz/Programa desse dia de festa.

18/04/2016

Santa Valha – Informação da Junta de Freguesia:

Informar-se os utentes da Extensão de Saúde de Stª. Valha, mais propriamente conhecida por “Posto Médico”, que o médico anterior, foi substituído pelo Dr. Gustavo Lamas e que o novo horário de atendimento passará a ser às  Terças  e  Quintas  das 08h e 30m às 12h e 30m.

 

25/03/2016

Pardelinha – Comunidade mais pobre:

A pequena comunidade de Pardelinha está desde o dia 25 (quinta-feira) mais pobre. Faleceu Ermesinda Teixeira de 82 anos, vítima de doença prolongada. A senhora Ermesinda foi casada com Horário Alves também já falecido há cerca de oito anos e era mãe, entre outros, de Artur Teixeira Alves,  actual presidente da Junta de Freguesia de Lebução, Fiães e Nozelos.

O funeral realizou-se na tarde de sexta-feira por volta das 17 horas, tendo a missa de corpo presente algumas restrições, particularmente   ausência da cerimónia da eucaristia, atendendo às Leis que regem a igreja católica no período da quadra Pascal. 

O Site, Administrador e Colaboradores aproveitam a oportunidade para apresentar as respeitosas e sentidas condolências à família.
 

01/03/2016

Parabéns, o Site faz hoje anos:

O nosso SITE “ Freguesia de Santa Valha “ está de parabéns pois faz hoje 8 anos de vida. Foi a 01 de Março de 2008 que esta nova versão nasceu. De então, até hoje, tem continuado a mostrar ao mundo o que de bom tem a nossa freguesia e as suas gentes.

As mais de 80600 visitas registadas no contador dão-nos ânimo para continuar a trabalhar no sentido de divulgar, promover e dar a conhecer ainda mais a matriz cultural e patrimonial da nossa terra e das suas gentes com muitos séculos de história.

Um abraço e um bem-haja a todos, com particularidade aos colaboradores que me têm ajudado neste trabalho.

O Administrador, Carlos Vieira.

Novidades:

Link Fotos  (Fotos Antigas): Foi colocada a Galeria 8 com álbum de fotos antigas.

 

28/02/2016

Santa Valha – Falecimento de Conterrâneo:

Faleceu hoje ao início da manhã, dia 28 (Domingo), Francisco dos Santos Rolo de 86 anos de idade, vítima de doença prolongada. O senhor Francisco Rolo residia em Valpaços, estava casado com a senhora Benvinda Cagigal, Bendinha para familiares e amigos e era pai de Amílcar (Lilo) e Luís José Rolo.

O acto fúnebre está marcado para amanhã, segunda-feira, por volta das 16 horas em Santa Valha.

O Site, Administrador e Colaboradores associam-se a esta triste e sofredora dor e apresentam à família enlutada as nossas mais sentidas condolências.

 

24/02/2016

Pardelinha - Aldeia mais pobre:

Pardelinha ficou mais pobre desde ontem, dia 23, terça-feira. Faleceu César Augusto de Castro Alves de 79 anos de idade vítima de doença prolongada.

O funeral está marcado para amanhã, quinta-feira, por volta das 14 horas.

À esposa, filha e restante família o Site, Administrador e Colaboradores apresentam as sentidas condolências.


 

20/02/2016

Gorgoço – Falecimento:

Faleceu, hoje, dia 20 (sábado), Beatriz Barreto de 96 anos de idade. A senhora Beatriz que era natural do Gorgoço e a pessoa mais idosa de toda a nossa freguesia, já havia muitos anos que residia permanentemente no Lar da Stª Casa da Misericórdia de Valpaços.

O acto fúnebre está marcado para amanhã, domingo, por volta das 16 horas.

O Site, Administrador e Colaboradores apresentam á família enlutada as respectivas condolências.

Santa Valha – Falecimento de um filho da terra:

Faleceu, hoje, dia 02 (terça-feira) de madrugada, na cidade do Porto, Ângelo Miguel Teixeira Cunha. O

Ângelo tinha 37 anos, residia em Gaia, era filho de João Cunha e Dalila Teixeira e tinha

Bárbara, Babá para os familiares e amigos como única irmã, portanto, um filho ainda jovem da

nossa terra que nos irá deixar, sem dúvida alguma, muitas saudades a todos nós

Santavalhenses.

O funeral está marcado para amanhã, quarta-feira, em Stª. Valha, por voltas das 11 horas.

O Site, Administrador e Colaboradores, apresentam à família enlutada as mais sentidas

condolências.

18/01/2016

Pardelinha – Festa do Padroeiro:

Este ano a festa em Pardelinha em honra do Padroeiro, Santo Antão ou Santo Antão do deserto ou Egipto, como também é conhecido no mundo inteiro, vai ter lugar no dia 23 deste mês, Sábado.

A Comissão de festas não vai festejar este ano no próprio dia do Santo, ou seja dia 17 – domingo, como seria habitual se porventura coincidisse com o dia de domingo, a pedido de algumas pessoas mais jovens da pequena comunidade que não poderiam estar presentes nesse dia.

Programa:

9- Horas: Chegada da Banda Filarmónica de Rebordelo.

11 Horas: Missa solene em honra do Padroeiro seguida de Procissão.

12 Horas: Concerto na Praceta prestado pela Banda e Música de Aparelhagem.

14 Horas: Início do Leilão.     -    15 H e 30 m: Baile de Aparelhagem.

21 Horas: Início do Arraial com o Conjunto Musical Alta Definição.

 

18/01/2016

Junta de Freguesia – Obras de Melhoramento: 

Vimos dar nota das últimas obras de melhoramento na nossa freguesia mandadas executar pelo executivo da Junta de Freguesia:

Santa Valha: Requalificação total da pequena Praceta ou jardim das Alminhas como é conhecido, situado junto à Avª. Principal, obra que veio tornar o espaço com uma arquitectura diferente para melhor, mais nobre e mais bonito.

Gorgoço: Requalificação do todo o espaço envolvente da Fonte Romana, tornando também esse património de interesse turístico mais bem conservado, digno e bonito.

Pardelinha: Encontra-se já na fase para pavimentação em betuminoso todo o largo da antiga eira do lugar do Calvário e o restante troço da rua que liga daí à rua da Veiga. Trata-se de uma obra muito importante desejada pelo povo há muito tempo que faltava ser feita, principalmente para no futuro se poder fazer a festa em honra do Padroeiro nesse local, assim como também para servir de estacionamento de viaturas em dias festivos e de mais gente na aldeia como é o das férias de verão.

 

23/12/2015

Freguesia – Boas Festas:

Venho, deste modo, desejar a todos os Santavalhenses e outros amigos desta página da Net, um Natal muito feliz e que no Ano de 2016 se concretizem os vossos desejos.

O Administrador, Carlos Vieira.

 

23/12/2015

Freguesia – Aviso do Clube de Caça:

A Direcção do Clube de Caça de Vale do Rabaçal, com Sede em Stª. Valha, pede-nos para avisar todos os associados da Colectividade que se candidataram atempadamente às jornadas de caça ao Tordo e Pombo por processo de espera, que já podem levantar as autorizações/credenciais para esse fim.

Aproveitam para desejar Boas Festas aos seus associados.

 

08/12/2015

Santa Valha - Mais um óbito:

Faleceu hoje, dia 8, terça-feira, vítima de doença prolongada do foro cardíaco, Aurora Teixeira Neves. A senhora Aurora era solteira, tinha de 77 anos de idade e residia desde 2013 na cidade do Porto com familiares, tendo sido nessa localidade que faleceu. Recorde-se, que desde muito nova partiu para o Brasil como emigrante, tendo regressado definitivamente à terra que a viu nascer há cerca de 5 anos. Em Stª. Valha, residia no bairro do Pontão/Avª. Principal e era irmã de Rui e Marília Teixeira Neves, entre outros, tia de Rui Pereira Neves - do Café -  e Mário João, entre outros.

O corpo encontra-se em câmara-ardente na capela de São Miguel e o acto fúnebre está marcado para amanhã, quarta-feira, por volta das 15 horas.

O Site, Administrador e Colaboradores apresentam à família enlutada as sentidas condolências

17/11/2015

Santa Valha – Falecimento de conterrâneo.

Vítima de doença prolongada faleceu ontem, dia 16 (segunda-feira), ao fim da tarde, António dos Santos Alves, vulgar e respeitosamente conhecido por António Simplício. O Senhor António tinha 81 anos e residia na rua da Freixa do bairro da Igreja.

O acto fúnebre está marcado para amanhã, quarta-feira, por volta das 10 horas.

O Site, Administrador e Colaboradores, apresentam à família enlutada as sentidas condolências.

 

 

10/11/2015

Santa Valha - Rancho Folclórico Comemora dia de São Martinho:

A exemplo dos anos anteriores o Rancho Folclórico vai realizar no dia 14 (sábado), o tradicional convívio para comemorar o dia de São Martinho.

Click aqui para ver o programa festivo desse dia 

 

Freguesia de Santa Valha – Informação da Junta:

 

10/11/2015

AVISO

Freguesia de Santa Valha

 

Almoço convívio para pessoas com mais de 65 anos de idade.

 

A Freguesia de Santa Valha vem por este meio informar todas as pessoas, que o Município de Valpaços vai realizar, um almoço convívio, para as pessoas com mais de 65 anos de idade, no dia 8 de Dezembro do presente ano, com todas as pessoas idosas residentes no concelho.

Este almoço tem como objetivo comemorar a época natalícia, proporcionando um momento agradável de convívio entre idosos.

Os interessados deveram fazer as inscrições, que são gratuitas, na Junta de Freguesia, devendo ser efetuadas até à data limite de 15 de Novembro.

 O Presidente

 

10/11/2015

Junta de Freguesia – Obras Realizadas:

A Junta de Freguesia procedeu recentemente a obras de melhoramento nos cemitérios das anexas de Gorgoço e Pardelinha. Os trabalhos foram a nível de calcetamento dos passadiços centrais, vindo a tornar esses espaços de culto religioso mais dignos, bonitos e funcionais.

16/10/2015

Santa Valha – Tentativa de burla e e/ou assalto:

O nosso conterrâneo António do Patrocínio Teixeira, também respeitosamente conhecido por António Arrobas, sofreu, no passado dia 8 (quinta -feira), por volta das 13h e 30m, uma tentativa de burla e/ou assalto em sua casa, no bairro do Sobreiró. O senhor António foi abordado por três indivíduos que se faziam passar por funcionários da Segurança Social.

Já conhecendo muito bem a sua identificação e algum modo de hábito quotidiano, dois deles entraram no pátio de sua casa sem autorização, fazendo-lhe de imediato perguntas de vária ordem, enquanto o terceiro aguardava dentro de uma viatura ligeira na rua perto do portão. Valeu-lhe seu filho Paulo que se encontrava dentro de casa sem eles se terem apercebido e que deu por conta que algo de anormal que se estaria naquele momento a passar.

Enquanto o filho Paulo lhes pediu da varanda em voz um pouco alta para se identificarem e para aguardar um minuto que iria ele mesmo falar com eles, os burlões rapidamente se colocaram em fuga dentro da viatura sem dizerem mais palavra e sem que fosse possível identificar a matrícula. Por casualidade a sua neta Paula também naquele momento se encontrava dentro da habitação na companhia dos avós sem eles se terem de igual modo apercebido.

Tendo em conta a idade já bastante avançada e alguma dificuldade motora do senhor António, iriam certamente pressioná-lo para entregar dinheiro e/ou até mesmo alguns objectos de maior valor, nomeadamente ouro, alegando factos vários desconhecidos pelo senhor António, ou entrar eles mesmo dentro da habitação para o roubar, situação do modo de abordagem idêntica a tantas outras que se tem vindo a verificar por todo o nosso país há alguns anos, particularmente na nossa região e concelho.

Parece que já teriam vindo da aldeia vizinha de Barreiros, como ouvimos contar a Vicente Bergueira, onde esses mesmos indivíduos o abordaram na rua perto de sua casa só para lhe perguntar por uma pessoa idosa dessa aldeia. Desconhecemos mais pormenores.

Já em vários comunicados emitidos, a Segurança Social tem vindo através dos órgãos de comunicação social a informar e alertar os idosos que sempre que os seus funcionários realizam serviço externo, estão sempre devidamente identificados e limitam-se a exercer acções de fiscalização, nada mais, e que não realizam qualquer tipo de serviço externo que envolva a entrega de valores. Alertam ainda para que quando alguma pessoa for contactada para entregar dinheiro ou algum objecto, em nome da Segurança Social deverá, de imediato, denunciar o facto às autoridades policiais.

 

20/09/2015

Freguesia: Padre Alberto da Eira de regresso à nossa paróquia:

O padre João Filipe Pires Dias que tinha abraçado a paróquia da nossa freguesia desde 29 de Setembro de 2013 vai deixar-nos a partir do próximo domingo, dia 27. A despedida da igreja e dos paroquianos já aconteceu na eucaristia do passado domingo, dia 13. O Padre João vai passar a presidir às paróquias vizinhas da freguesia de Vilarandelo e outras.

De regresso à nossa paróquia vai estar o (novo) padre Alberto Gonçalves da Eira, indo ainda acumular funções nas paróquias das comunidades das freguesias de Fornos do Pinhal e Rio Torto. A posse será conferida pelo Bispo da nossa Diocese Dom Amândio José Tomás, na missa do próximo domingo, dia 27, por volta das 11 horas.

O padre Jorge que exercia funções na freguesia de Vilarandelo e outras vai passar para as paróquias onde o padre Alberto exercia o serviço pastoral, seja: muito próximo da sua terra natal, Jou.

Recorde-se, que o senhor padre Alberto, com residência em Santa Valha desde 14 de Agosto desde 1977, já exerceu funções na nossa paróquia até 30 de Setembro de 2012 e é desde essa data, o Arcipreste do Arciprestado da Terra Quente.

Administrador e Colaboradores do Site desejam aos senhores padres João Filipe e Alberto da Eira muitas felicidades nas novas casas pastorais e muita sorte junto dos seus paroquianos. Da nossa parte um agradecimento muito especial ao padre João Filipe pelo exercício das suas funções junto de nós e pelas amizades que por cá fez.

20/09/2015

Clube de Caça e Pesca: Aviso

Pede-nos a Direcção do Clube de Caça e pesca para divulgar o seguinte o seguinte aviso:

“ Avisam-se todos os caçadores que se candidataram às jornadas de caça de salto para a presente época-venatória e que foram aceites, que deverão levantar as autorizações/credenciais junto da Direcção para esse efeito o mais rápido possível.

Ainda, que em virtude de realizações de eleições e da legislação em vigor, a abertura da caça, prevista para o dia 4 de Outubro (domingo), irá passar para o dia 8, quinta-feira, de acordo com o calendário do PAE/CCEC da nossa Zona de Caça.

Saudações cinegéticas

O Presidente da Direcção: Amílcar Rôlo “

20/09/2015

Freguesia - Vindimas em força:_

Já se iniciaram as vindimas e em força na nossa freguesia. Vai ser certamente um ano excelente de vinho, porventura o melhor desta última década, quer em produção, quer particularmente na sua qualidade, devido sobretudo à qualidade e maturação das uvas deste ano.

 

15/08/2015

Santa Valha – Falecimento:

Vítima de doença prolongada faleceu hoje, dia 15, sábado, António José da Mata. O Toninho, como era por todos conhecido, era solteiro, tinha 59 anos e dividia a residência entre o bairro do Sobreiró e o de Santa Maria Madalena.
O funeral vai realizar-se amanhã, domingo, por volta das 10h e 15 m.

O Site, Administrador e Colaboradores, apresentam à família enlutada os sentidos pêsames.

03/08/2015

Stª. Valha - Festa de São Caetano:

É já na semana que os Santavalhenses irão honrar e festejar o seu Santo, São Caetano. As festividades vão prolongar-se por vários dias, com os dias, 7, 8 e 9, domingo, a marcar o cartaz festivo. Dia 10, segunda, encerramento com animação.

Ao que o Site conseguiu apurar, vão acontecer várias actividades de animação ao longo de toda a semana, tais como: desportivas, culturais e musicais.

O Site, Administrador e Colaboradores, desejam à Comissão de Festas um bom trabalho e que tudo corra pelo melhor e, aos Santavalhenses: muita Fé, Alegria e Emoção.

 

03/08/2015

Clube de Caça e Pesca - Aviso dos Caçadores:

Pede-nos a Direcção do Clube de Caçadores para avisar todos os interessados, que as candidaturas às jornadas de caça das várias espécies e processos para a presente época-venatória, que começaram a 4 de Julho passado, vão terminar no próximo dia 5 do corrente. O sorteio público está marcado para a dia 11, de acordo com o Plano Anual de Exploração e Condições de Candidatura da Zona de Caça Municipal: ZCM - Procº. 3210/ICNF

Portanto, senhores caçadores, o prazo está a expirar.

 

25/06/2015

Gorgoço – Falecimento:

A pequena comunidade do Gorgoço está mais pobre a partir de hoje, quinta-feira, dia 25. Faleceu, vítima de doença prolongada, a senhora Cândida Baía. A senhora Cândida tinha 85 anos de idade e foi casada com Carlos Vaz, falecido em Abril de 2013.

O funeral está marcado para amanhã, sexta-feira, por volta das 18 horas.

O Site, Administrador e Colaboradores apresentam á família enlutada as sentidas condolências.

 

23/06/2015

Freguesia - São Pedro em Santa Valha:

O Rancho Folclórico de Santa Valha vai organizar este Sábado, dia 27 pelas 18:00h, a festa do Santo Popular São Pedro.

20/06/2015

Pardelinha – Comunidade mais pobre:
A pequena comunidade de Pardelinha está mais pobre a partir de hoje, sábado, dia 20. Faleceu

o filho da terra, Armando Bruno Serra, vítima de doença prolongada. O senhor Armando era

pastor de profissão e ia a fazer no próximo dia 20 de Novembro 65 anos de idade.

Tudo indica que o funeral se deverá realizar amanhã (domingo), da parte da tarde.

O Site, Administrador e Colaboradores associam-se a esta dor e tristeza e apresentam à família

enlutada as sentidas condolências.


20/06/2015


Santa Valha – Festa/Verbena de São João:


A Comissão de festas em honra de São Caetano vai organizar este ano a festa/verbena de São

João. O convívio vai ser hoje, sábado, dia 20, a partir das 18 horas no espaço do recreio da

antiga escola primária.

Não vai faltar animação e “comes e bebes”, sendo a sardinha assada a Rei das mesas. A

aparelhagem de som “ Rascalho” abrilhantará a animada verbena.


20/06/2015


Santa Valha – Abriu exposição e comércio de artigos de mármore e granito:


A empresa industrial Manuel Joaquim Dias e Filhos Lda., abriu no passado dia 8, no lugar do

antigo comércio do senhor Adelino Melo Alves e outros, uma casa de exposição e venda de

artigos fabricados na sua indústria em mármore e granito transformado, destinados a vários

fins. No mesmo espaço encontram-se ainda à venda outros artigos não relacionados com a sua

indústria.

O Site, Administrador e Colaboradores desejam aos proprietários sucesso comercial.

06/06/2015

Clube de Caça e Pesca:

Pede-nos a Direcção do Clube de Caça e Pesca para divulgar a seguinte:

                                            ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

                                                      CONVOCATÓRIA

HERCULANO JOSÉ FILIPE DA MATA NASCIMENTO, Presidente da Assembleia Geral do Clube de Tiro, Caça e Pesca do Vale do Rabaçal, convoca, ao obrigo do disposto nos termos do estabelecido nos artigos 11º, 12º, 13º e 14º. dos Estatutos do Clube, todos os associados desta instituição, para uma reunião de Assembleia Geral Ordinária, a realizar no dia 07 de Junho de 2015 (Domingo), com início às 15:00 horas, no Edifício da Junta de Freguesia de Santa Valha com a seguinte ordem de trabalhos:

1º. - Leitura e Aprovação da Acta da Reunião Anterior.

2º. - Apresentação e Aprovação do Relatório de Gestão e Contas de Junho de 2014 a

       Maio de 2015, bem assim como o Parecer do Conselho Fiscal.

3º. - Resultados da Execução Cinegética e Financeira de 2014 / 2015 - Apreciação.

4º. - Plano Anual de Exploração Cinegética de 2015 / 2016 - Apreciação e Votação.

5º. - Outros Assuntos.

Notas:

1  -   A documentação a que se refere os pontos 2, 3 e 4, encontra-se disponível, para consulta dos Associados interessados, junto do Tesoureiro, na Sede do Clube.

2 - Se à hora marcada não estiverem presentes mais de metade dos Associados, os trabalhos iniciar-se-ão cerca de meia hora mais tarde, com qualquer número de Associados presentes.

3 -  Pedimos aos Associados que ainda não entregaram a Ficha das Espécies Cinegéticas abatidas da época venatória anterior, o favor de o fazerem com a máxima urgência, a fim de não virem a ser penalizados nos termos da Lei. É muito importante a entrega desse documento

                                                Santa Valha, 27 de Maio de 2015  

                                                  O Presidente da Assembleia Geral

 

 

06/06/2015

Santa Valha – Festa do Corpo de Deus:

O Corpo de Deus é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Para dar mais brilho a esta importante festa católica, estiveram hoje, sábado, dia 6, durante a tarde inteira, vários voluntários e voluntárias a trabalhar na busca e arranjo de flores silvestres e outras, que vão ornamentar o tradicional tapete ou passadeira que vai ligar a igreja à curva das Adufas, passando pelas ruas dos antigos comércios e regressando novamente à igreja pela travessa.

A missa comemorativa desta importante e bonita festa católica vai realizar-se por volta das 10h e 30m de amanhã, domingo, seguida da tradicional procissão pela passadeira, que terá honra de receber a Sagrada Custódia transportada pelo senhor pároco João Filipe, o pálio e as respectivas bandeiras religiosas.

Irá ser, como sempre, um dia recheado de muito simbolismo cristão.

Para quem não sabe ou não se recorde, informamos o seguinte:

“ Na página 63 do livro do Padre João Vaz de Amorim “ POR MONTES E VALES …,Terras de Monforte e Terras de Montenegro”, descrição de 11/V/1939, diz o seguinte: …. sobre o Padre/Abade Martin Velho Barreto: O nome deste Abade não figura exclusivamente na reedificação desta capela (de São Miguel), para a qual ele concorreu, por certo, larga e generosamente. Ofereceu à igreja parâmetros, uma rica custódia ou ostensório e um sino para o campanário, cuja voz, brônzea e sonora, ainda hoje ecoa festivamente pela extensão deste vales e quebradas destas montanhas e outeiros……”

 

19/05/2015

Santa Valha – Faleceu a senhora Amélia:

Faleceu ontem, dia 18, segunda-feira, Amélia dos Santos. Tinha 85 anos de idade e residia no bairro da Freixa. A senhora Amélia foi casada com António Modesto, falecido em 2 de Novembro do passado ano.

O funeral está marcado para amanhã, quarta-feira, por volta das 18 horas.

O Site, Administrador e Colaboradores apresentam à família enlutada as sentidas condolências.

 

12/05/2015

Santa Valha – Dia de Nsª. Srª. de Fátima:

Tal como nos anos anteriores a missa de celebração do dia de Nossa Senhora de Fátima vai ter início por volta das 21 horas do dia 13, quarta-feira, seguida da tradicional procissão de velas com companhia dos andores de Nsª. Senhora e de Stª Bárbara até à capelinha situada no adro do cemitério. No trajecto vai ser rezado o terço, finalizado com a canção do Adeus a Nossa Senhora.

Como sempre será uma cerimónia com muita fé e devoção.

10/05/2015

Santa Valha – Posto Médico finalmente transferido:

Depois de seis anos à espera para receber os serviços do “Posto Médico”, finalmente a nossa antiga escola-primária teve a honra de receber essa transferência.

 Foi no passado dia 5, terça-feira, que a transferência de serviços se concretizou e a obra de transformação num novo posto de atendimento médico se inaugurou. Estiveram presentes na inauguração o Presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, Dr. Álvaro Almeida, o Presidente do nosso Município, Dr. Amílcar Castro Almeida e o seu Chefe de Gabinete  Engº. Jorge da Mata Pires, o responsável pelo Centro de Saúde de Valpaços, Dr. Carlos Geraldes, os três elementos que compõem a Junta de Freguesia de Santa Valha  e o ex-Presidente da Junta anterior Jorge Castro, o Médico Dr. Seara, enfermeira e administrativa, entre outras presenças. Ainda, alguns jornalistas e a TV Regiões.

Recorde-se que o Posto Médico, mais propriamente Extensão de Saúde de Santa Valha (CS de Valpaços) a funcionar na Sede da Junta desde Agosto de 1986 presta serviço a utentes da nossa freguesia e de outras vizinhas.

01/05/2015

Santa Valha-Aniversário e XII Festival do Rancho:

É já no dia 3, domingo, (dia da Mãe) que o nosso Rancho vai fazer 13 anos de vida e, como tal, vai vestir-se de gala para receber os parabéns e os amigos. Para comemorar o aniversário, vai presentear os Santavalhenses com  mais um Festival, o XII.

Programa Festivo:

11h. - Recepção dos Ranchos Convidados em Frente à Igreja Matriz.

12h. - Almoço Convívio.

14h e 30m – Desfile pela Rua Principal.

14h e 30m - Entrega de Lembranças aos Grupos Convidados e Início da Actuação.

Ranchos: Santa Valha; Fazendas de Almeirim; Valongo; Vila Chã de Amarante e Carro Queimado de Vila Real.

Reiteramos os parabéns a todos os elementos da Associação, assim como a saudação muito especial aos Corpos Directivos, que têm sido incansáveis para manter viva esta actividade cultural, numa cada vez mais reduzida comunidade local e que seja um dia de festa muito alegre e divertida.   

Saudações Etnográficas.

08/04/2015

Santa Valha – Sede da Junta assaltada:

Na passada noite, ou seja de segunda para terça-feira, a Sede da Junta de Freguesia foi assaltada. Os larápios arrombaram todas as portas através da força de ferro e invadiram o anterior, quer da Junta, quer das instalações Clube de Caça e Pesca. Na Secretaria da Junta levaram alguns trocos que rondam os 20 ou 30€ e reviraram alguns documentos na expectativa de encontrarem mais algum valor. Na secretaria do Clube de Caça arrombaram os dois armários e levaram o computador portátil, um ventilador de arrefecimento e a pasta de transporte do mesmo. Certamente na expectativa de encontrarem outros valores apetecíveis deitaram vários documentos e outros objectos ao chão.

O acontecimento foi comunicado às autoridades que de imediato se deslocaram ao local.

28/03/2015

Santa Valha – 7º. Encontro de Merendeiros aproxima-se:

O tradicional convívio anual denominado “ 7º. Encontro de Merendeiros” a realizar no lugar do Cruzeiro junto à capelinha do Senhor da Boa-morte aproxima-se. Vai ter lugar na tarde do próximo dia 4 de Abril (sábado), ao mesmo tempo da passagem do Rali Rota do Folar.

Pela primeira vez a comissão organizadora vai ser a Comissão de Festas, tendo em vista angariar fundos para as festas deste ano. O valor da inscrição é de 5 Rodas.

A ementa da merenda é a seguinte:

Costelas; Costeletas; Fêveras e outros ingredientes. Pão; Vinho e outras bebidas também não vão faltar com abundância, mas se alguém pretender levar um de Vergas de 5 litros da pipa agradece-se.

Nota: A estrada Vilarandelo/Santa Valha/Fornos do Pinhal vai estar cortada nesse dia das 14 às 18 horas, devido à passagem do Rali Rota.

Para além de um alegre convívio, o Site, Administrador e Colaboradores aproveitam a oportunidade para desejar a todos os Santavalhenses e outros amigos, uma SANTA E FELIZ PÁSCOA.

 

27/03/2015

Freguesia – Santa Valha na Feira do Folar:

A tradição volta a cumprir-se e Valpaços vai ser uma vez mais a “ Capital do Folar” nos próximos dias 27, 28 e 29, ou seja: sexta, sábado e domingo. Trata-se do maior certame do género no nosso país.

Este ano o nosso Rancho vai  actuar por duas vezes, nas tardes de sábado e domingo. No sábado, o palco da televisão RTP (1) vai ter a honra de o receber. Portanto, poderá ser visto no mundo inteiro. Também estará presente com o seu pavilhão de venda de folar e de outros produtos regionais caseiros. De igual modo o pavilhão “ Valfolar ” das jovens irmãs Santavalhenses Soraia e Xana Tender, bem assim como os vinhos” Quinta do Sobreiró de Cima” e “Terras do Salvante” .

O Grupo de Cantares “ Memórias de Santa Valha” também foi convidado mas não irá participar, particularmente por motivo de luto e também por saúde de alguns dos seus principais elementos.

Desejamos ao maior e mais conhecido certame do género no nosso país, onde o FOLAR É O REI DA FESTA, muito sucesso.

 

01/03/2015

Freguesia - O nosso “ SITE “ faz hoje sete anos de vida, por isso, parabéns!

Esta nova versão nasceu em 01 de Março de 2008 tendo em vista apresentar e divulgar ao mundo inteiro a nossa cultura, o nosso património e tudo mais de bom das gentes da nossa freguesia. Hoje já são mais de 75000 amigos que tivemos o prazer de receber; portanto os parabéns também são extensivos a todos eles.

Informo que foram colocadas no Site os seguintes assuntos:

Link Memórias - Novo sub-link ( De Santaala a Santa valha ), bem assim como acrescentados novos assuntos e actualizados outros em todos os sub-links.

Link – Fotos ( Fotos Antigas ) – Nova Galeria (7) com álbum de várias páginas.

Link – Fotos ( Gorgoço ) Nova Galeria (3) com álbum de várias páginas.

Mais uma vez um bem-haja a todos e um especial agradecimento a todos os que têm contribuído para a continuação deste sucesso.

O Administrador – Carlos Vieira

 

02/02/2015

Santa Valha - Transferência do Posto-Médico para breve:

No seguimento da visita recente do Sr. Secretário de Estado da Saúde a Valpaços, prespectiva-se para muito breve a transferência das instalações do Posto de Saúde, mais conhecido na freguesia por Posto-Médico, da sede da Junta de Freguesia para uma das alas das antigas instalações da escola-primária, cujas obras de recuperação e requalificação para esse fim já se encontram concluídas desde 2010. O motivo principal da transferência das instalações há muito reclamadas pelo povo, deve-se sobretudo à enorme dificuldade no acesso ao local, particularmente por parte das pessoas mais idosas, que são a grande maioria dos utentes, acrescido ainda das péssimas condições do ambiente climático no interior das instalações, atendendo a construção do edifício já datar de finais da década de 80. 
Recorde-se que o Posto-Médico de Stª. Valha, inaugurado em 1986, é uma Extensão do Centro de Saúde de Valpaços.

Deixamos aqui um artigo publicado recente sobre este assunto.

12/01/2015

Freguesia - Festa de Pardelinha:

Este ano a festa da nossa comunidade Pardelinhense em honra do seu Santo Padroeiro, Santo Antão, ou Santo Antão do Deserto ou do Egipto, como também é conhecido no mundo inteiro, vai ser mesmo no dia deste Santo, dia 17, sábado.

Desde finais da década de 90 que o dia da festa em sua honra deixou de ser no verdadeiro dia 17. Se porventura esse dia coincidir com dia de semana de trabalho, passa a festividade para o dia de domingo imediato.

Deixamos aqui o programa das festas em honra do padroeiro:

 

24/12/2014

Freguesia de Santa Valha - Felicitação de Boas Festas:

Em meu nome pessoal, da Junta de Freguesia e dos Colaboradores deste Site, desejo a todos os Santavalhenses e restantes amigos, um Santo e Feliz Natal e que 2015 vos traga tudo de bom.

O Administrador, Carlos Vieira.

20/12/2014

Santa Valha –  Falecimento:


Vítima de doença prolongada faleceu ontem, sexta-feira, dia 19, ao fim da tarde, Cândida da Conceição Nogueira Rocha Santos. A senhora Cândida Rocha como era mais conhecida na freguesia, de 68 anos de idade, não conseguiu resistir ao enorme problema de saúde que a vinha a apoquentar nestes últimos tempos.
Recorde-se que a senhora Cândida foi uma das 12 fundadoras do Grupo de Cantares “Memórias de Santa Valha” bem assim como Presidente da Direcção e principal impulsionadora do Grupo desde 2006, cargo que sempre desempenhou com muita dedicação, empenho e responsabilidade. Vai ser, sem dúvida alguma, uma enorme baixa no elenco dessa Associação.
As exéquias fúnebres estão marcadas para amanhã por volta das 14 horas.
O Site, Administrador e Colaboradores apresentam à família enlutada os sentidos pêsames.

 

23/11/2014

Santa Valha – Voltamos a ter “Minimercado”:

Um dia antes de completar dois anos do fecho definitivo do Minimercado Mário João, Santa Valha volta a ter novamente, a partir do próximo dia 29 (sábado), uma casa onde se poder comprar as coisas mais básicas do gasto alimentar e não só do dia-a-dia. É, portanto, uma enorme satisfação, felicidade e alegria para todos nós, este acontecimento. Os proprietários deste novo estabelecimento comercial designado por “Minimercado”, situado nas instalações da ex-Farmácia na Avª. Principal, são os conterrâneos Carlos Vieira e mulher Marlene.

Esperamos, contudo, que as gentes da nossa freguesia e até de outras de aldeias próximas que se lamentavam diariamente da falta de uma casa destas na nossa terra e de terem de se deslocar à sede do Concelho para fazerem as suas compras, colaborem, por forma, a que as portas não voltem a fechar e que o investimento feito pelos proprietários não se venha a tornar em prejuízos.

Sucesso no negócio é o que desejamos.

 

02/11/2014

Santa Valha- Mais um amigo que partiu:


Desta vez foi o nosso amigo António Modesto, também conhecido por nós por António Tenente que vimos hoje partir, dia 2, por volta das 6h e 30m. O senhor António Tenente que residia no bairro da Freixa, contava já a bonita idade de 90 anos, sendo actualmente uma das pessoas mais idosas da nossa freguesia.
As exéquias fúnebres estão marcadas para amanhã em Stª. Valha, por voltas de 14h e 30 m.
Neste momento particularmente difícil, o Site, Administrador e Colaboradores apresentam à família enlutada as sentidas condolências.

 

06/10/2014

Santa Valha – Fim de tarde animado:

Tendo em vista comemorar o fecho da época das vindimas e do provar do novo na nossa aldeia, o Grupo Musical “PadariaGang”, a exemplo de anos anteriores, proporcionou na tarde do passado domingo, dia 5, aos Santavalhenses, um concerto musical dedicado ao tema. Desta vez a banda quis alterar a rotina fazendo a actuação na rua que vai dar da praça (fonte) à capela de Stª. Maria Madalena.

Foi um fim de tarde animado com os decibéis a entrar bem altos por toda a aldeia, onde os protagonistas aproveitaram para apresentar também algumas canções inéditas a gosto principalmente da juventude.  

25/09/2014

Freguesia - Aviso da Junta de Freguesia:

Tendo em conta à falta de civismo por parte de algumas pessoas de outras localidades que ultimamente costumam utilizar o chafariz da aldeia de Pardelinha para levar água engarrafada ou engarrafonada para consumo próprio e a reclamação das pessoas dessa localidade quanto ao lixo que tais pessoas deixam indevidamente no local, a Junta de Freguesia colocou recentemente uma placa sinalizadora a avisar a quem prevarica, que aquele espaço público, não serve para depositar lixo, mas sim para ficar limpo e asseado, mantendo um aspecto de higiene e apresentação agradável, como sempre foi tradição.

18/09/2014

Freguesia - Mais um funeral no Gorgoço:

Desta vez foi Delmina de Jesus Barreto, viúva, de 85 anos, que foi casada com José Barreto que faleceu. A senhora Delmina foi emigrante e estava actualmente a residir em França com familiares por se encontrar doente e foi lá que faleceu na passada terça-feira, dia 16.
O corpo vai ser transladado para o Gorgoço e o funeral está  marcado para amanhã, sexta-feira, por volta das 16 horas.

O Site, Administrador Colaboradores apresentam à família enlutada as sentidas condolências.

17/09/2014

Freguesia - Santavalhenses com talento:

Publicamos aqui uma notícia do Jornal "A Voz de Chaves " do passado dia 12.

NOTÍCIA:

14/09/2014

 

Santa Valha – Faleceu a Dª. Margarida Sarmento Afonso:

Faleceu hoje, dia 14 (domingo), pelas 00:55m, no hospital de Bragança, a nossa conterrânea Margarida Sarmento Afonso. Esta Mulher, símbolo da Coragem, do altruísmo, da vontade de viver resistiu até hoje… Aos 91 anos, foi vencida.

A Dª. Margarida Sarmento Afonso, nasceu em Santa Valha, Valpaços. (já na situação de viúva) residia  em Bragança, mas também possuía habitação própria em Stª. Valha, mais propriamente na rua dos Ciprestes. Lembramos que era Filha de Carolino Augusto Afonso (Professor) e de D. Clotilde Ferreira Sarmento, e que era mãe de Fernando Afonso Rodrigues (Engº), Álvaro Manuel Afonso (Drº) e  António Manuel Afonso.
 

Amanhã, segunda-feira, repousará na Capela de S, Caetano,, na terça-feira haverá serviço religioso seguido do funeral para jazigo de família.


 

O Site, Administrador e Colaboradores, apresentam à família enlutada as sentidas condolências.

 

Tomamos a liberdade de publicar aqui uma mensagem deixada pelo seu filho Álvaro Sarmento Afonso na sua página pessoal do Facebook:

 

Sei, minha Mãe, que continuará a cuidar de nós.


Não nos despedimos...apenas lhe dizemos até...Senhora minha Mãe…descanse em Paz.

 

12/09/2014

Freguesia - Bonita homenagem ao nosso Júlio Teixeira:

No dia em que ia fazer 50 anos de vida, 03 de Setembro passado (quarta-feira), um grupo de amigos da nossa aldeia organizou uma partida de futebol em homenagem ao nosso amigo Júlio Teixeira que nos deixou recentemente, num jogo ainda marcado por bastante dor e emoção. Para além do público e desportistas que se quiseram associar a esta festa desportiva de homenagem, também a família: esposa, filhos e irmãos marcou presenta para agradecer a todos sem exceção, esta cerimónia nobre para com o seu ente-querido.

Deixamos aqui a ficha do jogo que nos fez chegar um dos organizadores, Hugo Picamilho, que, para além de ter participado no jogo, também fez o papel de jornalista:

SANTA VALHA : Amândio, Bruno Rua, Fernando Rolo, Mário Barreira, Ricardo Rolo, Valentim Vergueira, Daniel Parauta, Tiago Sarmento, Victor Pereira (Leivinha), João Pires. Suplentes utilizados: Carlos Pereira e Quim Ribeiro.

 

SANTA VALHA F.C. Zé Manuel Fontoura, Sérgio Neves, Paulino Vergueira, Mário JB, Dany Teixeira, Micael Santos, Hugo Picamilho, Márcio Teixeira, Aniceto Vaz.

 

ÁRBITROS: Carlos Pereira e Victor Leivinha – BANDEIRINHAS: Fernando Amendoeira (Santo), Quim Ribeiro e Valentim Ervões.

 

Resultado Final:  Santa Valha 1 – Santa Valha F.C. 4 

 

Marcadores: Ricardo Rolo pelo Santa Valha e pelo Santa Valha F.C.: Micael Santos, Mário JB, João Pires de autogolo e Zé Manuel Fontoura.

 

 

Foi um jogo muito emotivo principalmente na primeira parte onde as pernas ainda estavam frescas, logo com o central Micael a esquecer o lugar que lhe foi incumbido de fazer e a correr imediatamente para ponta-de-lança, marcando o primeiro golo e a fazer a assistência para o segundo, apontado por Mário JB.  

A partida podia ter ficado mais dilatada na primeira parte, tendo em conta as várias bolas aos postes e mais uns remates perigosos a arrasar estes e a trave por parte de Santa Valha FC. O Santa Valha, uma equipa mais pesada, também teve algumas jogadas de perigo mas falharam no último passe.

Quanto aos árbitros, excederam as expectativas, na primeira parte foi o Pereira, que só apitou duas vezes que me recorde, uma falta quando eu (Hugo) ia isolado para a baliza. O árbitro não deu descontos e acabou ali mesmo os 45 minutos. Antes do intervalo já tínhamos trocado de guarda-redes, assim como o ponta-de-lança fixo Aniceto trocou com Zé Manuel Fontoura, que foi para defesa central e ainda deu nessa área de jogo umas valentes corridas.

Quanto à segunda parte, como as pernas já estavam mais cansadas, teve que haver algumas substituições na equipa de verde e branco como é natural, entrou o Pereira para o lugar do Victor Leivinha para refrescar um pouco a equipa, vindo este, a substituí-lo como árbitro. O Valentim trocou com o Quim Ribeiro no posto de bandeirinha, o Zé Manuel virou ponta-de-lança na equipa canarinha e foi ele que numa bola dividida com o João Pires o levou a chutar para a própria baliza, fazendo assim um autogolo. Os bandeirinhas tiveram algumas falhas devido já a alguma falta de pernas e vista como é natural, mas essas, foram para os dois lados.

O Santa Valha, que vestia as camisolas com riscas verdes-e-brancas tentaram várias vezes a sua sorte mas a pontaria estava desafinada, até que numa jogada de insistência, Ricardo Rolo, fez o gosto ao pé e marcou o tento de honra muito aplaudido pela assistência. O último golo começou num lançamento de linha muito perto da grande-área com Hugo Picamilho a lançar a bota para Paulino que, com um bonito e eficaz cruzamento encontrou a cabeça de Zá Manuel no centro da área, tendo vindo a que marca esse belíssimo último tento. Escassos minutos após, o árbitro deu por encerrado o encontro, partida esta que se pautou no seu todo por uma bonita festa de homenagem ao nosso grande amigo que vimos partir recentemente, Júlio Teixeira, que esteja no lugar onde estiver, gostou sem dúvida alguma desta festa.

Bem-haja a todos.

10/09/2014

Clube de Caça e Pesca – Informação:

Solicita-nos a Direção do Clube de Caça e Pesca a publicação da seguinte informação:

A Direção do Clube de Caça e Pesca (CTCPVR) vem por este meio informar todos os caçadores que se candidataram na nossa ZCM às diversas jornadas de caça para a presente época-venatória e posteriormente aceites, que os mesmos já podem solicitar na secretaria do Clube a autorização/credencial para esse fim, nos dias e horários que vêm sendo habituais.

Saudações desportivas e cinegéticas.

A Direção.

 

25/08/2014

Freguesia - Santa Valha chora a morte de seu filho Júlio Teixeira:

Faleceu, ontem dia 24, domingo, ao que tudo indica vítima de morte súbita, o nosso grande amigo e conterrâneo Júlio José Teixeira, que ia a fazer na próxima quarta-feira 50 anos de idade. Foi no interior da habitação na sua propriedade agrícola situada entre Santa Valha e a anexa do Gorgoço, que o Júlio foi encontrado por familiares deitado no chão já sem vida, por volta das 17 horas. Chamado urgentemente a emergência médica “INEM”  ao local, este não fez mais do que constatar que já não havia nada a fazer para recuperar a vida dele.

O Júlio vinha sofrendo ultimamente de alguns problemas de saúde ao nível vascular que lhe estava a afetar o sistema cardíaco, tendo sido provavelmente isso a causa da morte.

Foi com enorme dor e consternação que toda a nossa freguesia tomou conhecimento deste terrível acontecimento, portanto, Santa Valha chora a morte deste filho da terra, terra-natal que ele sempre gostou e amou como ninguém. Por isso, Santa Valha, sobretudo os seus Santavalhenses estão em estado choque.

Recorde-se que o Júlio foi membro da Junta de Freguesia desde 12 de Outubro de 2009 até hoje, cargo que ele exerceu sempre com todo o gosto, responsabilidade e dedicação.

O corpo foi transportado para o hospital por ordens do Delegado de Saúde a fim de serem verificadas oficialmente as causas da morte. Hoje, segunda-feira, esta marcado o terço pelas 21:00 horas, e as exéquias fúnebres estão marcadas para amanhã, terça-feira, pelas 14:00 horas.

OBRIGADO JÚLIO, por todos os bons momentos que passámos na tua companha. Foste sempre um BOM HOMEM E UM HOMEM BOM, ou seja: um homem extraordinário em todos os sentidos para todos nós. Foste também sempre uma pessoa solícita para tudo que povo da tua terra te pedia, não sabias dizer não a ninguém. A Junta, a Assembleia de Freguesia e todos os Santavalhenses jamais te irão esquecer. Paz à tua alma, bem-haja até sempre.

A Assembleia e Junta de Freguesia, Site, Administrador e Colaboradores, apresentam à família enlutada as sentidas condolências.

21/08/2014

Gorgoço- Festa em Honra do Padroeiro:

A pequena comunidade do Gorgoço vai festejar o dia do seu Santo Padroeiro, São Bartolomeu, no próximo domingo, dia 24.

São Bartolomeu é do defensor/protector das “doenças das crianças”.

Cartaz/Programa Festivo:

Dia 23, sábado:  

14 h. – Torneio de Petanque junto à Capela do Senhor do Bonfim.

22 h. – Concerto Musical com actuação da Banda “PadariaGang”, seguindo do famoso

             “ DJ Bilhó ”.

Dia 24, domingo:

 9 h - Música com Aparelhagem de Som de Torre de Dona Chama.

17h-  Missa Solene em honra do Santo Padroeiro seguida de Majestosa Procissão.

21h - Início do Arraial.

 CARTAZ:

FACEBOOK:

Deixamos aqui uma memória de outros tempos que se encontra publicada neste Site:

(Feira Anual do Gorgoço: Documentos: Aldeias do Concelho de Valpaços nos meados do século XVIII por freguesias - “Memórias Paroquiais de 1758”, no manuscrito do Padre Domingos Gonçalves, Abade de Santa Valha - (MEMÓRIAS PAROQUIAIS, 1758, Tomo 34, SANTA VALHA, Monforte de Rio Lima (leia-se Monforte de Rio Livre), consta no texto o seguinte: “Faz-se feira em uma anexa de Gorgoço, de que já fiz menção, em dia de São Bartolomeu, aonde acode a vizinhança a comprar e vender espadelas de linho em rama, paninhos, vinho e pão branco e tendas de mercadorias. E dura somente quatro horas”.)

O Site, Administrador e Colaboradores desejam aos conterrâneos Gorgocenses um dia muito alegre e divertido.

 

03/08/2014

Santa Valha – De 03 a 11, São Caetano, é REI:

Entrámos no período/ semana da festa em honra do Padroeiro desta, São Caetano.
Pelos vários cartazes dos eventos dados a conhecer antecipadamente, as festividades deste ano não só vão ser mais alargadas no período, como também com bastante mais actividades do que as dos anos anteriores, ou seja: de 3 a 11 (segunda-feira), tendo como principal dia da festa, dia 10 (domingo), onde, como sempre, São Caetano é festejado e venerado por todos nós como REI absoluto.

Deixamos aqui o principal PROGRAMA festivo. 

28/07/2014

Santa Valha – Mais um amigo que partiu:

Vítima de doença prolongada faleceu ontem, domingo, dia 27, em França, o nosso amigo e conterrâneo Joaquim dos Santos. O senhor Quim Lucas, como sempre foi respeitosamente conhecido e chamado na nossa comunidade, tinha 68 anos de idade e residia no bairro dos Ciprestes, mesmo junto ao regato. Foi, portanto, mais um amigo nosso que infelizmente partiu deixando a nossa comunidade mais enfraquecida.
Recorde-se, que o senhor Quim tinha sido emigrante em terras de França até há cerca de dois anos, data essa que regressou com a esposa definitivamente a Portugal mas já na situação de reforma. Tendo em conta o seu estado de saúde e porque beneficiava de cuidados de saúde do País onde trabalhou, foi o motivo porque aí se deslocou há uns meses atrás para ser tratado.
Ao que o Site conseguiu apurar, o corpo deverá chegar amanhã a Santa Valha (terça-feira) e o funeral deverá realizar-se no dia seguinte, quarta-feira, dia 30.

O Site, Administrador e Colaboradores apresentam à família enlutada os sentidos pêsames.

15/07/2014

Santa Valha – Faleceu Artur Feijão, o último regedor de Stª. Valha:

Mais um dia triste para a nossa comunidade. Faleceu hoje dia 15 (terça-feira), por volta das 7 horas no hospital de Chaves, onde se encontrava internado há alguns dias, o nosso conterrâneo e amigo senhor Artur Domingues Gonçalves, mais conhecido entre nós por Artur Feijão, “o último regedor da freguesia de Santa Valha”. O senhor Artur era solteiro, tinha 87 anos de idade e residia até há pouco tempo no bairro do Pontão onde possuía habitação.

As exéquias fúnebres estão marcadas para amanhã, quarta-feira, com início às 19 horas.

Recorde-se que o senhor Artur, foi até à data da sua morte, um HOMEM que sempre conservou uma excelente memória, para além de uma excelente pessoa que sempre foi, foi também, durante toda a sua vida, um bom contador de histórias e de memórias sobre a nossa terra e suas gentes, pessoa amiga, a quem inúmeras vezes abordámos e nos servimos para nos tirar dúvidas, esclarecer e nos contar e descrever muitos assuntos que se encontram publicados no “ Link Memórias “ do nosso Site sobre coisas e factos do passado.

Obrigado e bem-haja SENHOR ARTUR, o Site e Colaboradores, mas acima de tudo os Santavalhenses, estão-lhe mu